terça-feira, 20 de maio de 2014

Prefeitura realiza Semana do Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes



Murilo Gonçalves


Prefeitura realiza Semana do Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Bagé, através da Secretaria do trabalho e Assistência Social (SMTAS), deu início nesta segunda-feira (12.05), à Semana Alusiva do Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O ato inaugural aconteceu no gabinete do Prefeito, onde Dudu Colombo recebeu da coordenadora da semana, Lisandra Lucas, uma placa que tem o objetivo de alertar a população sobre atos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Segundo a coordenadora, as placas foram distribuídas em estabelecimentos comerciais, hotéis, delegacias, promotorias, poder judiciário e meios de comunicação. “Buscamos realizar um chamamento para que as pessoas executem a denúncia. Queremos mostrar o quão importante é denunciar, pois ao fazer isto estamos salvando vidas e protegendo nossas crianças e adolescentes”, frisou.

Na manhã de hoje, aconteceu no Centro de Qualificação Profissional, uma palestra sobre a violência e exploração sexual, com a advogada, especialista em direito penal, professora e palestrante Jussinara Narvaz.

Jussinara, que ministra palestras para instituições particulares, governamentais, prefeituras e secretarias de todo Estado, abordou a exploração sexual em um âmbito judicial. “Não se trata apenas de coibir a ação de aliciadores ou de uma clientela em potencial deste tipo de abuso, mas essencialmente repensar a atenção com o menor e o adolescente em todos os âmbitos: da saúde, educação, apoio e orientação psicológica, bem como criando oportunidades claras de inclusão social, seja para as crianças que realmente estão em condição de rua ou para aquelas que vivem em um ambiente impróprio para sua infância e formação enquanto indivíduo. Logo, fica evidente que os responsáveis diretos pelo combate à exploração sexual são: família, sociedade (comunidade) e o Estado (Poder Público)”, falou.

Para a Secretária de Trabalho e Assistência Social, Andreia Quadros Rosa, as atividades que integram a semana significam um momento de reflexão, onde o principal propósito é alertar  e principalmente enxergar o tema. Segundo a Secretária, é preciso trazer à tona este tema que é difícil e também dolorido, porém é necessário trabalhar sobre a exploração sexual em todos os âmbitos. "Independente de classe social, cabe a nós desenvolver ações que levem à proteção de crianças e adolescentes. Instituímos a semana alusiva contra a violência sexual, para que a sociedade se mobilize, para que haja a denúncia, todos vejam o quanto é importante proteger, alertar, abordar, esclarecer. Sabemos o quanto isto irá repercutir no desenvolvimento da criança. Toda criança e adolescente merece viver e crescer de forma integral, nós adultos, não poderemos de forma alguma ser omissos”, ressaltou a secretária.

Nesta quarta e quinta-feira, a SMTAS estará realizando uma blitz nas sinaleiras das principais ruas da cidade, com distribuição de panfletos e adesivos nos carros.

Programação

14/05: Blitz de conscientização no centro da cidade

15/05: Blitz de conscientização nos bairros Prado Velho, Damé e Ivo Ferronato

16/05: Caminhada às 10h com saída da Câmara de Vereadores

16/05:Audiência Pública às 14h na Câmara de Vereadores.

Cursos capacitação, extensão e in comapny - jussinara.adv@hotmail.com

  • Crimes Previdenciários - Pratica e análise jurisprudencial
  • Crimes X Criança e Adolescente - MOD I - Abuso Sexual Infantil
  • Crimes X Criança e Adolescente - MOD II - PEDOFILIA
  • Crimes X Idoso - Direitos e Proteção legal
  • Crimes x Mulher - Viol. Doméstica
  • ECA na Escola - Direitos e Deveres da Criança e Adolescente
  • Educação em Direitos Humanos - Ensino Fundamental/Noções Gerais
  • Mecanismos de proteção do E.C.A
  • Previdenciário - Assistencia Social - Benefícios da LOAS - Teoria e Prática
  • Previdenciário - Assistência Social e direitos do IDOSO
  • Previdenciário - Benefícios por Inacapacidade - Teoria e Prática
  • Saúde - Rede de Atendimento e o paciente com CÂNCER
  • Saúde Mental - Dependente Químico - Intervenção psico-social e legal.
  • Saúde Mental - Intervenção socio-jurídica ao PACIENTE COM TRANSTORNO MENTAL.
  • Saúde Mental e Internação Compulsória.
  • Viol. Doméstica - Questões e Prática (Lei Maria da Penha)