terça-feira, 17 de junho de 2014

Mais de 20 órgãos do DF atuam no Comitê de Proteção da Criança e Adolescente durante a Copa


O Comitê de Proteção da Criança e do Adolescente para Grandes Eventos no Distrito Federal, coordenado pela Secretaria da Criança e a Casa Civil está atuando em defesa dos direitos de crianças e adolescentes na Copa 2014.
Formado por mais de 20 órgãos entre instituições do governo e da sociedade civil, o Comitê tem um estande na Fan Fest, em Taguatinga/DF,  que recebe denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes para encaminhamentos e providências de atendimento nos serviços da Rede de Proteção do DF.
Cerca de 50 servidores de todas as secretarias que integram o comitê estão trabalhando em um Plantão Integrado, divididos em duas equipes com dez pessoas por dia, no horário de 10h às 21h ou até 23 horas, de acordo com o funcionamento do evento, nos 25 dias de atividades no Taguaparque.
As denúncias recebidas são encaminhadas para a Rede de Proteção que atua integrada ao plantão, formada pela Delegacia de Proteção à Criança ao Adolescente (DPCA), Delegacia da Criança e do Adolescente, Comissariado da Vara da Infância e da Juventude, Secretaria de Saúde, Sedest, Conselhos Tutelares e outros órgãos do governo.
Atendimento - De acordo com o fluxo de atendimento definido, o Comitê encaminha as denúncias, como por exemplo, crianças e adolescentes feridas, com desmaios e sentidos alterados para a Secretaria de Saúde, casos de negligência, abandono e trabalho infantil para o Conselho Tutelar, uso de bebida alcoólica em excesso para o Comissariado da Vara da Infância e Juventude, e abuso e exploração sexual para a DPCA e Polícia Federal.
O plantão do Comitê também está trabalhando no Centro Integrado de Comando e Controle Regionalizado do DF (CICCR), instalado em todas as cidades-sede dos jogos. Com a mesma proposta da Fan Fest, cinco profissionais capacitados para situações relacionadas às crianças e adolescentes estão de plantão no Centro e farão os encaminhamentos para os órgãos responsáveis em caso de denúncias.
A Secretária da Criança, Eliane Cruz, explica que os grandes eventos podem favorecer ou aumentar as ocorrências de situações de violação dos direitos das crianças e adolescentes. “E para que isto não ocorra no DF temos a atuação integrada do Comitê e dos órgãos do sistema de garantia de direitos. No DF, o governo mostra a preocupação em informar e prevenir situações de violações de direitos”, afirma.
Segundo dados da Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca), da Secriança foram registradas em 2013, o total de 6.977 denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes no DF, que inclui negligência, violência psicológica, violência física e trabalho infantil, sendo 780 de abuso e exploração sexual.
Comitê de Proteção - O Comitê de Proteção da Criança e do Adolescente para Grandes Eventos no âmbito do Distrito Federal foi criado em 2013 e tem como atribuições acompanhar e monitorar as políticas públicas de proteção de crianças e adolescentes nos mega eventos.
As denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes, como abuso e exploração sexual, trabalho infantil, violência, entre outras, contra crianças e adolescentes podem ser feitas pela população ligando para o Disque 100, para a Secretaria da Criança, na Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca), que funciona 24 horas, com uma central telefônica que recebe denúncias no número: (61) 3234-8555 ou ligando para os 40 conselhos tutelares nas regiões administrativas do DF.
17/06/2014


Serviço: Plantão Integrado na Copa do Comitê de Proteção
Dias: Até 13 de julho
Horário: 10h às 23 horas
Local: FIFA Fan Fest em Taguatinga

Cursos capacitação, extensão e in comapny - jussinara.adv@hotmail.com

  • Crimes Previdenciários - Pratica e análise jurisprudencial
  • Crimes X Criança e Adolescente - MOD I - Abuso Sexual Infantil
  • Crimes X Criança e Adolescente - MOD II - PEDOFILIA
  • Crimes X Idoso - Direitos e Proteção legal
  • Crimes x Mulher - Viol. Doméstica
  • ECA na Escola - Direitos e Deveres da Criança e Adolescente
  • Educação em Direitos Humanos - Ensino Fundamental/Noções Gerais
  • Mecanismos de proteção do E.C.A
  • Previdenciário - Assistencia Social - Benefícios da LOAS - Teoria e Prática
  • Previdenciário - Assistência Social e direitos do IDOSO
  • Previdenciário - Benefícios por Inacapacidade - Teoria e Prática
  • Saúde - Rede de Atendimento e o paciente com CÂNCER
  • Saúde Mental - Dependente Químico - Intervenção psico-social e legal.
  • Saúde Mental - Intervenção socio-jurídica ao PACIENTE COM TRANSTORNO MENTAL.
  • Saúde Mental e Internação Compulsória.
  • Viol. Doméstica - Questões e Prática (Lei Maria da Penha)